CARTA AO AMBIENTALISTA INICIANTE

Inspirado nos :

– “Carta aberta a um jovem médico”, Adib Jatene

– “Como evitar um desastre climático”, Bill Gates

Pedreiro, marceneiro, pintor, eletricista, mecânico, programador de robótica, etc., acumulamos experiência ao longo da vida, sendo que as nossas novas conquistas são completas quando todas as outras anteriores continuam preservadas e, a isto, chamamos de evolução pessoal.

Analogamente, os presentes que a natureza nos deu – ar, água, solo –  sendo simultaneamente  preservados com o nosso desenvolvimento tecnológico, produção industrial e consumo, é evolução. E, assim, termos condições permanentes a favor da nossa própria vida e descendentes.

Porque ainda falta alcançarmos o patamar de entrarmos em equilíbrio com a natureza? Porque ainda não precificamos o desmanche dos presentes naturais?

Explico:

– Até algumas décadas atrás, ainda não se tinha mensurado o desmanche dos presentes naturais, além da falta de noção da limitada amplitude dos recursos disponíveis.

– Cada um de nós luta pra sobreviver, tem uma rotina de desafios e fica sem tempo para direcionar o próprio esforço e criatividade para as questões de médio/longo prazo.

– Desta forma, os movimentos a favor da produção e consumo, em equilíbrio com o clima, estão limitados a um número relativamente pequeno de pessoas enquanto que a maioria não se sente em condições de dedicar parte do seu tempo a uma questão que não afeta a própria vida no curtíssimo prazo de meses seguintes.

– No sistema democrático, único que dá espaço à criatividade e permite a soma de ideias, a inclusão, nas regras de escolha dos nossos representantes, do voto em programa de governo que determinado partido apresenta, defendido ao longo dos anos, permitirá, ao cidadão, dedicado à luta diária para viver e sobreviver, ter meios de escolha para o futuro da própria humanidade simultaneamente à própria rotina de vida.

Esta identificação de cada partido com seu programa de governo, totalmente independente dos outros e sem coligação,  dá, à disputa eleitoral, a facilidade de visualização, pelo eleitor, e a opção  de escolher o futuro no que se refira à vida e ao clima.  Esta proposta de forma política (PEC) está no viarteli.com.br

Escreva um cometário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *