Quem Somos

“Tudo aquilo que levar ao seu próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas, a isto aceite como verdade e, por isto, paute a sua conduta” – Buda

Olá, sou Silvio Mauad. Sou geólogo, graduado pela UNESP-Rio Claro em 1975, e já fui agricultor e empresário no setor metalúrgico.

Em 1976, logo após o término da minha graduação, vivi durante aquele ano na floresta amazônica em trabalho de prospecção mineral. Bebi água do rio, respirei ar puro, mantive boas condições de saúde e, principalmente, vi a vida por um ângulo diferente daquele visto a partir das cidades.

A partir desta profunda experiência com o mundo natural, e seu enorme contraste com a realidade urbana, refleti sobre duas grandes questões ao longo da minha vida:

  1. O ar e a água pura que tínhamos no ambiente natural precisam estar presentes no mundo atual.
  2. No modo sustentável, a vida em cidades pode ser muito melhor do que no ambiente de floresta.

Alinhado a esses dois pontos, sempre acreditei que o objetivo central da humanidade é ter boas condições de vida.

Levado pelo entusiasmo em desenvolver tais condições e transformar o trabalho em passaporte para uma vida de realizações, criei este site para apresentar uma via inteligente com o uso eficaz dos recursos públicos financeiros já existentes, os naturais e os de gestão. Assim nasce o Viarteli.

Este site sempre contará com valores que busquem desenvolver a vida em sua plenitude, a partir dos que tem menor renda, contemplando o que realmente importa para se ter um alto padrão de qualidade: moradia agradável e bem planejada; saúde eficiente e de fácil acesso e educação formadora de cidadãos. Para tanto, publicaremos textos a partir de perguntas tais como:

  • Com todo o desenvolvimento da humanidade – a tecnologia e, em especial, a informática – o que nos falta para todos nós vivermos bem?
  • A expansão sustentável das nossas cidades é viável?
  • As escolas públicas conseguirão ser eficazes em preparar para a vida?
  • A saúde pode oferecer atendimento de alta resolutividade?
  • Podemos investir em tecnologia limpa para reduzir custos de energia?
  • Podemos criar facilidades para reduzir os juros?
  • Nossos governos, com seus custos mal administrados, quanto causam de prejuízos para todos nós?
  • Podemos criar um sistema político que implante o programa de governo mais votado nas eleições?
  • Podemos criar um sistema político que dê espaço e voz às minorias?

Às formulações/ideias aqui apresentadas acrescentar-se-á a visão dos leitores, sempre a favor da vida e a favor de todos.